sábado, 18 de agosto de 2007

domingo, 5 de agosto de 2007

Diversão!!!

Doidos... pra andar.

Enoque chapado

Assoalho







Instalado o assoalho

terça-feira, 31 de julho de 2007

sábado, 28 de julho de 2007

Gaiola vai tomando forma 1



















Chassi menor

Cortamos o chassi em aproximadamente 20 cm. Deu uma diferença enorme no tamanho, apesar da diferença parecr pequena.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Motor de Arranque

Conseguimos o motor de arranque por 50 reais. Tá bonzinho, o induzido é novo, as escovas tbm, o automático é zero. Foi muita sorte ter conseguido. Não é o melhor motor de arranque, mas não é o pior. É o Bosch pequeno, do automático tipo bananinha.

Balanço do motor

O motor está na seguinte condição:
Depois de completamente desmontado, foi visto que um pistão estava com a canaleta do anel quebrada (já está sendo providenciado outro pra ser colocado no lugar). Com isso, vou aproveitar e trocar todos os aneis. As bronzinas estão meia vida, mas por segurança vou troca-las, porque ter que abrir o motor de novo depois é bravo. O virabrequim tá bom, e as bielas tbm. O cabeçote tinha uma mola quebrada, aproveitei e desmontei ele todo pra limpar as válvulas.
O carburador já foi todo desmontado, limpo e remontado. Tá novinho

Estudos

Estamos vendo tambem outras gaiolas pra conhecer como é a estrutura e os pontos de ancoragem da carroceria e as conexões dos tubos. Está sendo um estudo que com certeza vai ajudar mais tarde.






Os tubos

Estamos esperando uns tubos galvanizados de 2" (conforme as normas da CBA) para começar a montagem, mas a negociação está meio lenta, mas vai valer a pena (Estamos tentando consegui-los com um preço muito bom, mas muito bom mesmo). Os tubos são de alta pressão e eu estava pensando em usar um joelho pra fazer a curva. O tubo entraria no joelho com rosca e depois ainda ia colocar uma solda em cima. Vai ser mais fácil e barato de conseguir as curvas, uma vez que tá uma dificuldade pra dobrar os tubos. Estão cobrando um absurdo, pois só com calandra hidráulica que consegue (R$ 10,00 por dobra).

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Bancos Concha

Vou colocar uns bancos concha na gaiola. Mas antes eu tenho que construi-los. Achei a dica nesse site só que eu vou usar a estrutura do banco que tinha. Comprei a fibra de vidro e a resina com o catalisador. É baratinho. Mais do que eu imaginei. Comecei a brincar com uns pedaços pra ver tempo de trabalho, de secagem, etc...
Dá pra fazer tranquilo, é bem simples de manipular mesmo.

terça-feira, 27 de março de 2007

Parede corta-fogo

Aproveitando os serviços do Wanderley, pedimos para ele separar a lata corta-fogo do resto da lataria, pois é idéia aproveita-la para além de separar, servir como um piso para ser colocado acima do motor.








E aqui tem a foto do Enoque separando o resto do assoalho do chassi, atras a montanha de lata do que um dia foi uma brasília.



A lata de spray é de wd40. Foi muito util pra tirar alguns parafusos :)

Enfim a batalha foi vencida! O Parafuso saiu!!

Guerreiro, essa é a melhor definição que eu posso dar para esse parafuso. Enquanto pode resistiu. Mexeu pra cá, mexeu pra lá, torceu pra um lado, pro outro, mas não saia do lugar. Durante 3 dias ele resistiu por horas a fio, mas não contava com o Wanderley.
O Wanderley é um serralheiro que topou o desafio de tirar o parafuso, mesmo que pra isso fosse usada a força bruta (dele, porque a minha e a do Enoque já tinham sido usadas).
Com uma lixadeira, cortou o mal pela raiz (literalmente)





Taí o Wanderley em ação!!









E o guerreiro tombou. Custou, mas saiu. Eu já apertei e soltei muitos parafusos mas sinceramente nunca tinha visto algo assim.




segunda-feira, 26 de março de 2007

Mas aquele parafuso ...

Começou a desmontagem.:>
Voces tem que entender que isso esta sendo feito de uma forma completamente artesanal. É com muitas horas do final de semana e umas poucas horas apos o dia de trabalho que estou mexendo nela.
Durante o final de semana eu tentei desmontar o máximo de coisas que poderiam me servir como moeda de troca nos desmanches. Tirei vidros, painel (não prestou nem um instrumento), máquina do limpador de para brisa, etc...
Na segunda, meu parceiro Enoque veio me ajudar a remover o teto com o auxilio de um policorte e soltar 1 parafuso que estava prendendo a carroceria ao chassi. 1 parafuso, isso mesmo 1, mas ele é O PARAFUSO!!! Nunca vi igual!
Consegi remover todos os parafusos que prendem o chassi a lataria, mas o do lado esquerdo traseiro... Put.. Qu.. Pari..!!!!!
A contra porca era pra estar soldada no chassi, mas a infeliz não estava! E torce pra cá e torce pra lá e enfia debaixo do carro pra segurar com outra chave, o parafuso num roda!! Nem uma torcidinha. Mete-lhe wd40 pra ver uma coisa. Quero ver se essa encrenca num solta!!!
- Num acredito, toma Enoque tenta ai!!!
E faz apoio e usa alavanca e prende de cá, força de lá e torce pra cá e torce pra lá e o infeliz lá, imóvel!! Parecia mais parado ainda, só zombando da gente
-Desgraça, quero ver se tu num sai
Vai ter que cortar o parafuso e desse talhadeira pra cima na base da marretada. hehehe, nada como a força bruta
pá pum tá tum E o parafuso lá, nem tanto imóvel mais -pá tim pam pom tum Caramba acertei minha mão- Deixa eu tentar - pá pum tá tum pá tim pam pom tum- Aaai Num acredito, acertei minha mão tbm!!!
e o parafuso lá, baleado, mas lá.
Depois de muitas horas de marretada, num é que o parafuso não soltou nem quebrou???
Vamos tentar arrancar, já que o carro tá todo enferrujado, vai ficar só o pedaço de lata enferrujada. Vamos levantar o resto do chassi








Caraca, sem teto ela fica mole, olha a bagaceira!!! É, vamos ter que tentar de outro jeito
Eta parafusinho danado!!!

Placa amarela

Tai mais umas fotos da danada, assim que chegou aqui em casa. Minha mulher ficou brincando q tinha que ver se a anti tetânica estava em dia só pra poder olhar pra ela. :>
Tenho que concordar com ela.

O carro tinha alguns pontos de ferrugem (melhor, a ferrugem tinha alguns pontos de carro :>). Mas estava com o chassi legalizado, um motor 1600 com caixa em bom estado, freios a disco na frente, amortecedores novos. Pronto, o principal pra gaiola já tem. Agora faltam os tubos, umas rodas, pneus maiores e muitas outras coisas que irão aparecendo, com certeza (como por exemplo a necessidade de um assoalho novo.)

A idéia de uma gaiola não gastar quase nada nela pronta não me sai da cabeça. Algumas idéias de reciclagem da própria lata do carro como por exemplo o teto e o capo do carro serem doadores de chapa (ainda estão boas e quase sem ferrugem).
Trocas tambem serão tentadas, como trocar o jogo de vidros do carro por um filtro de ar de kombi.
Temos outras peças, caso tenha interesse ... :)

A Brasilia Amarela


Esse é o início de tudo. Essa brasília amarela, que tinha inclusive as placas amarelas (isso mesmo, ainda era emplacada com as antigas placas amarelas de 2 letras) estava parada ha 4 anos, no mínimo, segundo o antigo dono, esquecida nos fundos de um galpão. O dono tinha acabado de comprar um caminhão e precisava de espaço pra guarda-lo. Como a brasilia tava atrapalhando, tirou ela do fundo e a colocou na frente do galpão. DEpois de uns 3 dias que tinha tirado, passei em frente e vi um carro (sei lá se pode ser chamada assim) com as placas amarelas e abandonada.
Conversei com o dono que me vendeu baratinho, dividido ainda em 3 x. huahuahua
As aventuras começaram ao traze-la pra casa.
O motor não funcionava, pois alem de abandonada estava sem o motyor de partida e o carburador estava solto, pois o antigo dono usou durante um tempo em um gol bx. O jeito era trazer rebocada. Não tinha mais nem uma gota de fluido de freio, muito menos freio de mão. De onde ela estava até minha casa, eram 12 km. ADRENALINA total ser rebocado num carro sem freio e ainda mais na boca da noite, com os vidros imundos de poeira e um pneu esvaziando. Será uma prévia de fortes emoções que virão??? Valeu Elismar e Enoque pela força dada no reboque do carro!!